PRATO SAUDÁVEL
Muitos motoristas fazem como antigamente e ainda preferem preparar a própria refeição na caixa cozinha do caminhão. Embora dê algum trabalho e consuma certo tempo, esta prática tem dois pontos positivos: a certeza de consumir um alimento saudável e a economia de dinheiro com refeição, item que também pesa no orçamento do carreteiro autônomo, principalmente.
A forma encontrada pelo carreteiro Ibamar Antônio Bakes para ter alimentos frescos nas viagens foi a compra de uma geladeira para o caminhão
Porém, quem tem o hábito de cozinhar na estrada sabe que dependendo da condição climática os cuidados devem ser redobrados. Com a chegada do verão, por exemplo, as altas temperaturas podem estragar rapidamente os alimentos. Caso o motorista não perceba, o resultado pode vir algumas horas após a ingestão em forma de fortes dores estomacais. A nutricionista Márcia Penz, explica que consumir produtos contaminados pode causar uma toxi-infeção alimentar e provocar diarreia, náuseas, mal estar, cansaço e fadiga. "Dependendo do caso, pode até levar à morte", alerta. Ainda de acordo com ela, a grande maioria dos carreteiros passa mal por falta de cuidados com a alimentação no Verão. "Devido às altas temperaturas, é preciso muita atenção na conservação, além de haver necessidade de ingestão de bastante líquido", acrescenta a nutricionista.
Uma das alternativas dos motoristas autônomos para manter os alimentos em bom estado para consumo é investir na compra de uma caixa refrigerada ou geladeira. Preocupado com a saúde alimentar, há dois anos o carreteiro Ibamar Antônio Backes, 35 anos de idade, do município de Carazinho/RS, que muitas vezes fica até trinta dias fora de casa, comprou uma geladeira para o seu caminhão. "Faço os lanches, café da manhã e jantar, e, quando dá tempo preparo o almoço também, se não, vou para algum restaurante porque é mais prático e rápido", relata. Orgulhoso ele mostra o que costuma carregar como iogurtes, frutas, queijo e carne, lembrando que sai de casa tranquilo mesmo quando 'faz muito calor'.
Alimentos estragados
Um alimento contaminado tem alteração em suas características como cor, odor e sabor, podendo muitas vezes possuir bolores visíveis. No entanto, a nutricionista Marcia Penz, ressalta que existem micro-organismos que não desenvolvem alterações externas. Estes são mais perigosos, pois podem ser ingeridos sem perceber. No pão, em geral, se desenvolvem bolores, nas frutas muitas vezes manchas ou bolores de pequena proporção, já as carnes tem alterações percebíveis através do mau cheiro e da cor escurecida. Mas o macarrão, biscoitos e laticínios geralmente não apresentam características alteradas.
FONTE: Revista O CARRETEIRO
Com a Cozinha para Caminhão ClimaBox Ice você viaja tranquilo, com a certeza de que seus mantimentos estarão em ótimas condições de consumo, durante toda a sua viagem.
(11) 2066-9700
Entre no nosso site e confira nossos produtos - http://www.anchietapecas.com.br/
Curta nossa página no facebook para ficar bem informado - https://www.facebook.com/anchietapecas


Nenhum comentário:
Postar um comentário