terça-feira, 23 de junho de 2015

Roda de Alumínio vai muito além de embelezar o caminhão, ela traz muitos benefícios a médio prazo e garante economia!


















Na busca por redução de consumo e maior capacidade de carga, muitos transportadores brasileiros têm optado pelo uso das rodas de alumínio. Mais leves e mais eficientes na dissipação do calor, elas proporcionam vantagens atraentes para os profissionais das estradas. Embora ainda não tenham dominado totalmente o mercado brasileiro, a demanda por esse tipo de componente tem crescido acentuadamente. Segundo dados da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), depois da construção civil, o setor automotivo já é o que mais utiliza esse material.

Aos poucos, a tendência é que o mercado brasileiro siga os exemplos da Europa e dos Estados Unidos, onde as rodas de alumínio já são preferência entre os transportadores. Por aqui, a maioria dos caminhões ainda utiliza rodas de aço.

Uma das principais vantagens das rodas de alumínio é a redução de peso. Elas chegam a ser entre 30% e 35% mais leves que as rodas de aço. Vale ressaltar que existem rodas de alumínio injetado ou fundido (também chamadas de liga leve) e as forjadas de alumínio.

Toda essa leveza resulta em maior capacidade de carga para o caminhão. Na prática, em alguns casos, o aumento da carga útil pode chegar a 800 kg. Além disso, o menor peso das rodas alivia a suspensão e permite ao motor exercer menos força para deslocar o veículo. Consecutivamente, isso reduz o consumo de combustível.

De acordo com informações da Italspeed, além da redução de peso, estudos comparativos realizados em diversas condições de estradas nos Estados Unidos e em países da Europa demonstraram que as rodas de alumínio propiciam uma rodagem mais macia, que se traduz em menos desgaste de pneus e economia de combustível.

O fato de permitir um aumento da durabilidade dos pneus é em razão da dissipação do calor gerado nas rodas, evitando assim o superaquecimento dos pneus e o desgaste prematuro do componente. O mesmo benefício se aplica também aos freios do veículo. As rodas de alumínio beneficiam o sistema com a dissipação de calor.

A grande questão está na resistência dos produtos. Os adeptos das rodas de aço apontam esse material como uma das principais vantagens desse tipo de componente.  Por outro lado, Escoboza garante que esses benefícios também podem ser encontrados nos produtos fabricados com alumínio. “Ao contrário do que muitos pensam, as rodas forjadas de alumínio são resistentes e podem suportar até cinco vezes mais aos impactos que os demais tipos de produtos oferecidos pelo mercado”, afirma o gerente comercial.

Uma coisa é certa, comprovadamente, o alumínio é muito resistente a corrosão, o que garante a durabilidade de 15 anos para as rodas fabricadas com o material, além de ser totalmente reciclável.

O que deixa a roda de alumínio em desvantagem quando comparada à de aço é o preço, já que ela custa quase três vezes mais, segundo informações da fabricante Italspeed. Esse é o principal fator que impede esse tipo de componente de ser completamente adotado pelo mercado brasileiro. No entanto, as fabricantes que defendem o alumínio como matéria-prima, garantem que os investimentos nesse produto têm retorno em médio prazo, devido aos benefícios já mencionados.

Segundo dados da Rodamínio, de alguns anos para cá, o setor percebeu a necessidade de investimentos em itens mais sofisticados e que ofereçam vantagens ao transportador. Os frotistas que já fazem parte desta realidade sentem no bolso as vantagens das rodas de alumínio. Com o crescimento da economia brasileira e a expansão da malha rodoviária, o profissional que estiver preparado irá colher ótimos resultados. Na visão dos especialistas da empresa, esse tipo de roda será certamente uma tendência no mercado brasileiro de caminhões e ônibus.

(11) 2066-9700


Nenhum comentário:

Postar um comentário